Ação integra o Espaço Roda de Sustentabilidade que funcionará no Terreiro de Jesus
No ano da COP 30 no Brasil, a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) amplia as ações do Espaço Roda de Sustentabilidade que funcionará do dia 7 (quinta-feira) a 10 de agosto (domingo) no Terreiro de Jesus. Uma das ações que serão realizadas no espaço é a troca gratuita de livros, como parte do projeto #CirculeUmLivro, uma parceira da Fundação Casa de Jorge Amado com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
“A ação tem o objetivo de estimular o conhecimento, a leitura e a consciência cidadã, além de incentivar a economia circular e a compreensão de que o papel é um material sustentável. A adição de práticas, como esta (entre outras) que implementamos na Flipelô, vem confluir com a certeza de que objetivamente estaremos incentivando a sustentabilidade e dando um passo importante para construir uma geração de indivíduos engajados com a preservação da natureza”, pontua Angela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição cultural responsável pela realização da FLIPELÔ.
Paulo Hartung, presidente da Ibá, ressalta que o #CirculeUmLivro “é um projeto que une cultura, sustentabilidade e conhecimento. O papel tem um ciclo de vida sustentável, desde sua produção a partir de árvores cultivadas até o pós-uso, sendo reciclável e biodegradável. Incentivar a circulação de livros fortalece essa cadeia, ao mesmo tempo que promove o hábito da leitura”.
A ideia é realizar a troca de exemplares de diversos gêneros para que as pessoas possam retirar um livro gratuitamente e que também deixem outro no lugar para o próximo. Além disso, o projeto também é realizado em lugares públicos, como em shoppings, estações de metrô ou ônibus e praças.
“Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos e compartilhamos conhecimento. Uma ação como o #CirculeUmLivro que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade”, informa a presidente da ABAF, Mariana Lisbôa.
A FLIPELÔ será realizada de 6 a 10 de agosto, com uma programação diversa e 100% gratuita, disponível no site: www.flipelo.com.br.
A maior festa literária da Bahia é apresentada pelo Ministério da Cultura e Fundação Casa de Jorge Amado, conta com o patrocínio da Motiva (através do seu Instituto), e Itaú, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, do e Governo do Estado, através da Setur, e do Sicoob. Conta com o apoio da ITS Brasil e da TV Pelourinho. Tem o apoio de mídia da Rede Bahia. É uma criação e realização da Fundação Casa de Jorge Amado, correalização do Sesc, e produção da Sole Produções.