Venha comer comida sertaneja!

A rica, colorida e saborosa gastronomia baiana tem lugar garantido na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), que acontecerá de forma híbrida, com programação presencial e virtual, do dia 17 a 21 de novembro, e tem o escritor alagoano Graciliano Ramos como homenageado.

Na edição 2021 da FLIPELÔ, a Rota Gastronômica Amados Sabores, da qual participam restaurantes e bares do Centro Histórico, contará com pratos exclusivos inspirados pelo tema “Amado Sertão – Comida Sertaneja da Bahia”, com inspiração no livro “A Cozinha Sertaneja da Bahia”, de Guilherme Radel (1930-2019). Além disso, teremos oficinas gastronômicas ministradas pelo Senac Pelourinho. A Rota Gastronômica Amados Sabores reunirá 28 bares e restaurantes. Os pratos terão preços entre R$ 23,90 e R$ 69,90.

Oficina Senac Pelourinho

Além de ofertar pratos deliciosos com o melhor da cozinha sertaneja baiana, a Rota Gastronômica contará com oficinas ministradas pelo Senac Pelourinho.

A oficina “Vidas Secas: Comidas de sustança”, em relação a mais famosa obra literária de Graciliano Ramos (Vidas Secas, publicada em 1938, pela antológica Livraria José Olympio Editora), será realizada pela plataforma Microsoft Teams, nos dias 18 e 19 de novembro, das 14h às 16h e das 09h às 11h, respectivamente. Será um diálogo sobre as preparações de pratos sertanejos: rabada, sarapatel, efó e farofa d’água.

Alaíde do Feijão

Prato: Mocotó

Acompanhamento: arroz branco e pirão

Antique Bistrô

Prato: Ragu de costela de boi defumado

Acompanhamentos: risoto de limão siciliano

Axêgo

Prato: Arroz de hauçá

Acompanhamentos: salada e farofa; sobremesa: cocada preta

Boteco do Pelourinho

Prato: Sarapatel suíno

Acompanhamento: arroz branco

Boteco do Viajante

Prato: Cuscuz do sertão recheado com queijo coalho e banana da terra

Acompanhamento: picadinho de carne e salada

Cantina da Lua

Prato: Angu desencubado

Acompanhamentos: carne de fumeiro, pirão de feijoada, feijão fradinho, vinagrete e pickles de maxixe