Categorias
Geral

ABAF leva o projeto #CirculeUmLivro e participa da compensação de carbono da Flipelô 2024

Promover a troca gratuita de livros, estimulando o conhecimento, a leitura e a consciência cidadã, além de incentivar a economia circular e a compreensão de que o papel é um material sustentável. Estes são os principais objetivos do projeto #CirculeUmLivro – fruto da parceria entre a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) – que este ano faz parte da programação oficial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), de 7 a 11/08 no Centro Histórico de Salvador.

Além disso, a Flipelô reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. As emissões de carbono do evento serão compensadas através de um cuidadoso processo de cálculo, aquisição e plantio de mudas nativas, realizado juntamente com a ABAF.

“As organizações têm sido cobradas para gerar impacto socioambiental, necessitando alinhar, de forma orgânica, as práticas em prol de melhoria de meio ambiente aos seus objetivos. A adição de práticas, como esta que estamos implementando na FlIPELÔ, vem confluir com a certeza de que objetivamente estaremos incentivando a sustentabilidade e dando um passo importante para construir uma geração de indivíduos engajados com a preservação da natureza, de forma consciente e responsável”, declarou Angela Fraga, diretora executiva da Flipelô.

“Esta é uma estratégia poderosa para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Ao adotar essa abordagem, empresas, governos e indivíduos demonstram um compromisso real com a sustentabilidade, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e saudável”, acrescenta Mariana Lisbôa, presidente da ABAF, associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, no estado.

“As florestas plantadas têm um papel fundamental na mitigação da mudança do clima, especialmente por remover e estocar carbono nas florestas e nos produtos, além de evitar emissões ao prover produtos e serviços de origem renovável, em detrimento aos de origem fóssil ou não renovável. Árvore plantada é o futuro das matérias-primas renováveis, recicláveis e amigáveis ao ambiente, à biodiversidade e à vida humana”, acrescenta Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

#CirculeUmLivro – De caráter permanente, o projeto conta com a parceria de diversas instituições para arrecadar e circular livros paradidáticos (veja abaixo os pontos fixos). A ideia é realizar a troca de exemplares de diversos gêneros para que as pessoas possam retirar um livro gratuitamente e que também deixem outro no lugar para o próximo em um dos pontos disponibilizados. Além disso, o projeto também é realizado em lugares públicos, como em shoppings, estações de metrô ou ônibus e praças.

“Papel é artigo de primeira necessidade: usamos o dia inteiro, de diversas formas, e um dos usos mais importantes é o papel usado na produção de livros. É ali que gravamos e compartilhamos conhecimento. Uma ação como o #CirculeUmLivro que estimula a economia circular e divulga mais informações sobre o trabalho do setor florestal, vem em boa hora, para que mais pessoas falem sobre sustentabilidade e conheçam esse segmento que é tão importante para a sociedade”, acrescenta o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

Parceiros – O projeto já conta com o apoio de diversos autores, editoras independentes e de instituições em Salvador, como: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Biblioteca Pública da Bahia, Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Unijorge, Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Sindicato das Indústrias Gráficas da Bahia (SIGEB) e Associação Comercial da Bahia (ACB). No Sul e Extremo Sul da Bahia o projeto já conta com a parceria da Prefeitura de Porto Seguro, do Fórum Florestal da Bahia e dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

“A nossa participação realça o compromisso histórico da Associação Bahiana de Imprensa com a cultura e, neste caso, com a promoção do livro e da leitura como absolutamente fundamentais. Funcionários e dirigentes, estamos todos contagiados e animados em participar. Daremos uma ênfase especial às bibliotecas comunitárias. Queremos conectar doadores com esses espaços importantíssimos e sempre ávidos por agregar novos títulos aos seus acervos”, declara Ernesto Marques, presidente da ABI.

Movimento Via Cidadã – O público presente na Flipelô também poderá participar das ações do Movimento Via Cidadã, voltadas para a promoção da consciência cidadã participativa transformadora. Além da distribuição de material educativo, brindes e livros de Paulo Cavalcanti, fundador do Via Cidadã, haverá ainda momentos para conversas, trocas de ideias e mobilização entre os presentes e a equipe do movimento, levando para a Flipelô novas formas de informação, conhecimento e participação social.

“A leitura é uma porta para uma sociedade mais democrática, consciente, participativa, justa, inclusiva e próspera. Se queremos transformar o nosso mundo, precisamos estimular o hábito da leitura entre todos os cidadãos, independente de idade, escolaridade ou classe social. Por tudo isso, a Associação Comercial da Bahia abraça a campanha #CirculeUmLivro”, disse Paulo Cavalcanti, presidente da ACB e idealizador do Movimento Via Cidadã.

Papel – Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e mais em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. E é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para esse fim, na mesma área ou em novas áreas antes degradadas.

Além do papel, as florestas plantadas fazem parte do dia a dia das pessoas, fornecendo matéria-prima sustentável que dá origem a cerca de 5 mil produtos que utilizamos no nosso dia a dia. “Os plantios florestais são feitos em áreas antropizadas, com zero desmatamento. Ao contrário, para cada hectare de produção, o setor preserva 0,7 hectare, contingente bem superior ao exigido pelo Código Florestal. Nossa meta é, para cada hectare plantado, nossas associadas manterem mais um hectare conservado. Esse é um número bastante expressivo para reforçar a mensagem de que somos um setor preocupado com o meio ambiente, com as pessoas e com o futuro. E, mais do que isso, somos parte da solução para um mundo mais sustentável”, declara a presidente da ABAF, Mariana Lisbôa.

 

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS/ Salvador:

ABAF – Av. Professor Magalhães Neto, 1752, Ed. Lena Empresarial – Pituba (portaria).

ABI – Ed. Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, Praça da Sé – Centro (1 – 2º andar).

ACB – Praça Conde dos Arcos, S/N – Comércio (recepção).

FAEB – Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143 – Comércio (entrada).

Rodoviária – Av. Antônio Carlos Magalhães, 4362 – Pernambués (próximo ao setor de informações).

Unijorge – Campus Paralela.

 

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS/ Bahia:

ADAB/CEPLAC – Rua Pres. Kenedy, 186 – Centro, Eunápolis/BA).

Prefeitura de Porto Seguro/BA – Rua Manoel Fernandes de Almeida, 171, Centro.

Categorias
Geral

SOLOS marca presença na oitava edição da Flipelô com espaço sustentável

Startup de impacto socioambiental conduzirá o Espaço de Sustentabilidade com ação de
coleta seletiva de livros didáticos e distribuição de mudas de árvores nativas.

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) está de volta para sua oitava edição em 2024, acontecendo de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador.

Este ano, o evento homenageia a poesia cantada de Raul Seixas e traz uma rica programação cultural para a capital baiana. Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô celebra a literatura e a cultura brasileira em um dos cenários mais emblemáticos do país.
Entre os participantes, a SOLOS, uma startup baiana de impacto socioambiental, marca sua primeira participação, destacando-se como um exemplo de inovação e sustentabilidade no cenário de educação e formação A empresa, que atua na superação dos desafios da economia circular, estará conduzindo a programação do Espaço de Sustentabilidade no Largo Terreiro de Jesus, trazendo oficinas e rodas
de conversa sobre o tema da economia circular, além de realizar uma ação de coleta de livros didáticos, com Ponto de Entrega Voluntária para quem for ao espaço nos dias do evento.

Quem visitar o espaço também poderá levar uma muda de árvore nativa, mediante a entrega de materiais recicláveis consumidos durante o evento. Sua presença na Flipelô é significativa, pois ressalta a integração entre cultura e sustentabilidade. Em seis anos de atuação, a empresa já coletou mais de 1.400 toneladas de resíduos e gerou R$ 4 milhões em renda para os catadores.

Essa participação fortalece ainda mais o compromisso em transformar a sociedade por meio de práticas sustentáveis, e agora, integrando-se à comunidade literária e cultural de Salvador

Categorias
Geral

Canções de Raul Seixas viram pratos exclusivos na Rota Gastronômica Amados Sabores

A culinária tem um lugar cativo e de destaque na Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontece de 7 a 11 de agosto, em todo o Centro Histórico de Salvador. Com o tema “ As Canções de Raul”, a Rota Gastronômica Amados Sabores deste ano terá a participação de 45 bares, restaurantes, cafeterias e lanchonetes do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo, que produzirão pratos e sobremesas com preços especiais.

Cada prato recebe o nome de uma música do cantor baiano. Quem for visitar a festa literária, poderá deliciar-se com “Eu nasci há dez mil anos atrás”, do Bar do Ulisses, que leva camarão encapotado na tapioca e tem como acompanhamento molho tártaro; com o  “Metamorfose Ambulante”, do Restaurante Cantina da Lua, com pernil suíno desossado ao molho de vinho que acompanha  purê de pipoca e farofa crocante de bacon; ou o “Só Pra Variar”, do Restaurante Alaíde do Feijão, com rabada acompanhada de arroz branco, pirão e agrião; ou “Sociedade Alternativa”, do Restaurante Mariposa,  com risoto de camarão ao sumo e raspas de limão siciliano. Mas há muitos outros estabelecimentos oferecendo pratos deliciosos e homenageando o rei do rock brasileiro. O Restaurante História & Sabor, do Senac, também participa da Rota Gastronômica nesta edição.  Os pratos têm preços promocionais e variam entre R$19,90 a R$89,90.

Veja lista  dos estabelecimentos com os pratos e acompanhamentos, os preços e seus respectivos  endereços que integram a Rota Gastronômica Amado Sabores 2024:

Alaíde do Feijão

Prato: “Só Pra Variar” – Rabada. Acompanhamentos: arroz branco, pirão e agrião Preço: R$65,00.

EndereçoRua Alaíde do Feijão, N.º 26 – Pelourinho.  Horário de Funcionamento: terça a domingo: das 12h às 20h. Telefone: (71) 98393-2269);

Axego

Prato:”Sapato 36”  – Arroz de Hauçá. Acompanhamentos: salada vinagrete e farofa

Preço: R$ 80,00.

Endereço: Rua J Castro Rabelo, N.º 16 – Pelourinho.  Horário de Funcionamento: quarta a domingo: das 11h30 às 17h Telefone: (71) 99140-7012);

Bar e Restaurante Ulisses

Prato: “Caroço de manga” –  Vinagrete de Camarão e Manga. Acompanhamentos: pães artesanais

Preço: R$ 45,00.

Endereço:  Rua Direita do Santo Antônio, N.º 541 – Santo Antônio além do Carmo. Horário de Funcionamento: quinta a sábado: das 11h às 22h e domingo: das 11h às 18h. Telefone: (71) 3014-0130 / (71) 98116-4812);

Bar e Restaurante Comida Caseira

Prato da rota: “Lua Bonita” –  Pernil ao Molho de Maracujá. Acompanhamentos: feijão tropeiro, arroz, purê e farofa

Preço: R$ 49,90.

Endereço: Rua Frei Vicente, N.º 07. Horário de funcionamento: segunda a domingo: das 11h às 22h. Telefone: (71) 99156-5353;

Bar e Restaurante da Ju

Prato: “Baby”- Filé ao Molho Madeira. Acompanhamentos: feijão tropeiro, arroz, purê e farofa

Preço: R$ 49,90.

Endereço: Rua Alaíde do Feijão. Horário de funcionamento: segunda a domingo: das 11h às 22h. Telefone: (71) 99156-5353;

Bar do Lula

Prato: “Eu nasci há dez mil anos atrás” – Camarão Encapotado na Tapioca. Acompanhamento: molho tártaro

Preço: R$ 38,00.

Endereço: Rua Direita do santo antônio, nº 01 – santo antônio além do carmo. Horário de funcionamento: terça a sexta-feira: 16h às 23h e sábado e domingo: 15h às 23h. Telefone: (71) 99230-9234.

Bistrô Negreiros

Prato: “Peixuxa” – Filé de Tilápia Grelhada com Molho de Ervas Finas. Acompanhamentos: purê de inhame.

Preço: R$ 47,90.

Endereço: Rua do alvo, nº 10 – Largo da Saúde. Horário de funcionamento: quinta a sábado: 11h às 22h  e domingo: 11h às 15h. Telefone: (71) 98784-1257;

Bistrô 9

Prato: “Gente” – Bolinho de Vaca Atolada| Preço: R$ 35,00

 Endereço: Av. José Joaquim Seabra, N.º 151 – Mercado São Miguel. Horário de funcionamento:  terça a sábado: das 10h às 16h e domingo: a consultar. Telefone: (71) 98806-7490;

Boteco do Pelourinho

Prato:  “O trem das 7” – Escondidinho de Carne do Sol com Banana da Terra. Acompanhamentos: salada vinagrete e arroz

Preço: R$ 89,00.

Endereço:  Largo do Cruzeiro de São Francisco, N.º 5 – Pelourinho.Horário de funcionamento: segunda a domingo: das 12h às 22h. Telefone: (71) 99989-1394;

Boteco do Viajante

Prato: “Rock das aranhas” – Spaghetti al Nero di Seppia com Frutos do Mar

Preço: R$ 89,90

Endereço: Rua Maciel de Baixo, N.º 15 – Pelourinho. Horário de funcionamento:  terça a domingo: das 11h às 18h. Telefone: (71) 98746-4965;

Cajueiro

Prato: “Cowboy fora da lei” – Picanha na Chapa com Couve frita. Acompanhamento: arroz, farofa de cuscuz com ovos e salada à vinagrete

Preço: R$ 59,90.

Endereço: Rua das Laranjeiras, Praça Pedro Arcanjo- Pelourinho. Horário de funcionamento: todos os dias: das 11h às 16h /das 18h às 0h. Telefone: (71) 99660-5266;

CGC Restaurante

Prato: “Ouro de tolo” – Filé Mignon ao Molho de Mostarda. Acompanhamento: spaghetti ao toque do chefe

Preço: R$ 67,90.

Endereço: Rua do Bispo, N.º 05 – Praça da Sé. Horário de funcionamento: quarta a domingo: das 11h às 17h. Telefone: (71) 3321-0074 / Whastapp (71) 98728-433;

Cantina da Lua

Prato: “Metamorfose ambulante” – Pernil Suíno desossado ao Molho de Vinho. Acompanhamentos: purê de pipoca e farofa crocante de bacon

Preço R$ 70,00.

Endereço: Praça 15 de Novembro, N.º 02, Terreiro de Jesus – Pelourinho. Horário de funcionamento: todos os dias: das 11h às 0h.Telefone: (71) 99124-7924;

Casa de Farinha

Prato: “Medo da chuva” – Linguine ( tiras de massas finas e achatadas), fonduta de duo de queijos e camarões

Preço: R$79,90.

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 97 – Santo Antônio Além do Carmo. Horário de funcionamento: quinta-feira: das 18h às 22h, sexta e sábado: das 12h às 22h e domingo: 12h às 17h. Telefone: (71) 99962-5899;

Cuco Bistrô

Prato: “O dia em que a terra parou” – Filé Mignon mal passado. Acompanhamentos: batata corada, farofa crocante com banana e bacon, pimentões, cebola roxa refogada na manteiga de garrafa e molho escuro

Preço: R$ 89,90.

Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, N.º 6 – Pelourinho. Horário de funcionamento: segunda a sábado: das 11:00h às 22:00h e domingo: das 11h às 18:00h. Telefone: (71) 3321-8722.

Dona Baiana

Prato: “Meu amigo Pedro” – Frango Crispy. Acompanhamentos: batata frita, arroz e purê

Preço:R$ 49,90.

Endereço: Praça da Sé, N.º 18, ao lado da Subway. Horário de funcionamento:

quarta a domingo: das 11h às 15h. Telefone: (71) 99734-3309;

Escritório da Gadhega

Prato: “Novo Aeon” – Dadinho de Tapioca saborizado.  Acompanhamento: geleia de pimenta

Preço: R$ 25,00.

Endereço: Rua Góes Calmon, nº 33 –  Saúde. Horário de funcionamento: terça a domingo: das 12h às 23h.Telefone: (71) 99677-8887;

É um bar!

Prato: “O Carimbador Maluco” – Bolinho feito com Arroz temperado, Calabresa refogada e “Plunct Plact Zuum” de Queijos Gorgonzola, Mussarela e Parmesão. Acompanhamento: foguete de pesto de ervas frescas.

Preço:R$ 39,00;

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 122 – Santo Antônio Além do Carmo.

Horário de funcionamento: quarta e quinta-feira: das 16h às 22h, sexta: das 12h às 23h, sábado: das 13h às 23h e domingo: das 13h às 21h. Telefone: (71) 99410-0488;

Feijoada da Jú

Prato: “As Minas do Rei Salomão” – Feijoada carioca. Acompanhamentos: arroz, couve, vinagrete e farofa

Preço: R$ 27,00.

Endereço: Av. José Joaquim Seabra, N.º 151 – Mercado São Miguel.

Horário de funcionamento: segunda a sábado: das 10h às 17h. Telefone: (71) 98825-7516;

Fera Restaurante

Prato: “Maluco beleza” – Baião de dois. Acompanhamentos: arroz, feijão fradinho, carne do sol, carne de fumeiro, queijo coalho e banana da terra

Preço: R$ 69,90.

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 112 – Santo Antônio Além do Carmo.

Horário de funcionamento: quarta e domingo: das 12h às 20h e  quinta a sábado: das 12h às 22h. Telefone: (71) 99275-6262;

Mãe Comida Afetiva

Prato: “Como vovó já dizia” – Arroz caldoso de Ossobuco. Acompanhamentos: farofinha de pão e banana da terra

Preço: R$59,90.

Endereço: Praça Ramos de Queiroz, s/n – Centro/ Pelourinho – (Casa do Carnaval da Bahia – terraço). Horário de funcionamento: terça a domingo: 10h às 18h. Telefone: (71) 99646-5271;

Maria Mata Mouro

Prato: “Tente Outra Vez” – Bolinho de Arroz de Coco e Carne Seca servido com Molho de Moqueca e Camarão Defumado

Preço: R$ 49,90

Endereço: Rua Ordem Terceira, Nº 8 – Pelourinho. Horário de funcionamento: segunda a quinta: das 11h30 às 21h e sexta a domingo: das 11h30 às 22h. Whatsapp: (71) 98456-3599;

Mariposa Pelourinho

Prato: “Sociedade Alternativa” – Risoto de Camarão ao Sumo e raspas de Limão Siciliano

Preço: R$ 74,90.

Endereço: Largo Terreiro De Jesus, N.º 100, Casarão Dezessete – Pelourinho. Horário de funcionamento: domingo e segunda: das 11h às 19h e  terça a sábado: das 11h às 21h30.Telefone: (71) 99141-1560;

Nova Belle’s

Prato: “Se Ainda Existe Amor” – Fettuccine com lascas de Filé ao Molho Shimeji | Preço: R$ 69,00.

Endereço: Rua Direita Do Santo Antônio, Nº 130 – Santo Antônio Além Do Carmo. Horário de funcionamento: segunda, quarta e quinta: das 12h às 21h, sexta e sábado: das 12h às 23h e domingo: das 12h às 20h. Telefone: (71) 3241-8786;

O Coliseu

Prato:: “Capim Guiné” – Salada Capim Guiné: alface crespa, alface roxa, alface americana, rúcula,milho, feijão fradinho, caju, ovo de codorna e macaxeira frita. Acompanhamentos:  torradas e molho de manjericão

Preço: R$ 65,00.

Endereço: Largo Do Cruzeiro De São Francisco N.º 9 – Pelourinho. Horário de funcionamento: segunda a sábado: das 11h30 às 16h. Telefone: (71) 98876-1011

Odoyá

Prato: “Eu Sou Egoísta” – Filé à parmegiana.  Acompanhamentos: arroz à grega, batata frita ou purê de batata

Preço: R$ 89,90.

Endereço: Largo Do Cruzeiro De São Francisco, Nº 01 – Pelourinho. Horário de funcionamento: todos os dias das 11h30 às 23h30. Telefone: (71) 98604-8493;

Ó Paí,Ó

Prato: “Doce Doce Amor”- Peixe à delícia. Acompanhamentos: arroz e melaço de cana

Preço: 59,00.

Endereço: Largo Terreiro de Jesus, Nº 4 – Pelourinho. Horário de funcionamento: terça a domingo: das 11h30 às 21h. Telefone: (71) 98887-0908;

Oxente Bistrô

Prato: “Por quem os sinos dobram” – Massa penne ao molho de moqueca e Camarão defumado, servido com camarões salteados

Preço: R$ 59,00.

Endereço: Rua das Portas do Carmo – Pelourinho. Horário de funcionamento: segunda a domingo: das 7h às 22h.Telefone: (71) 99310-2951;

Pelô Bistrô

Prato: “Fazendo o que o diabo gosta” – Pescada Grelhada. Acompanhamentos: musseline de abóbora defumada e farofa crocante de tapioca

Preço: R$ 89,00.

Endereço: Rua das Portas do Carmo, N.º 06 – Pelourinho (No Hotel Casa do Amarelindo). Horário de funcionamento: todos os dias: das 12h às 15h e 18h às 21h30.

Telefone: (71) 3266-8550;

Ponto Vital Santo Amaro

Prato: “Coisas Do Coração” – Andu de Angola (carne de sertão, azeite, camarão seco). Acompanhamentos: arroz e farofa

Preço: R$ 49,90.

Endereço: Rua Alaíde Do Feijão, Nº 23 – Pelourinho. Horário de funcionamento:

terça a domingo: das 11h às 22h. Telefone: (71) 98733-2635;

Por Acaso

Prato: “Aluga-Se” – Carne de Sol desfiada com Purê de Aipim. Acompanhamentos: vinagrete de caju, farofa de dendê com amendoim

Preço: R$ 69,90.

Endereço: Rua Santa Izabel, N.º 8 – Pelourinho. Horário de funcionamento: segunda a domingo: das 11h às 22h. Telefone: (71) 99313-7363;

Poró Restaurante E Bar

Prato: “A Ilha da Fantasia” – Cubos de peixe grelhado. Acompanhamentos: arroz biro biro, legumes, salada fresca e molho tropical

Preço:R$ 50,00.

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 445 – Santo Antônio Além do Carmo. Horário de funcionamento: segunda: das  2h às 19h; terça, quarta e domingo: das 12h às 21h e quinta a sábado: 12h às 23h. Telefone: (71) 99618-1704;

Portal do Pelô

Prato: “Tú és o MDC da minha vida” – Combo de petisco (isca de peixe, camarão, pititinga e bolinho de bacalhau). Acompanhamento: molho tártaro

Preço: R$ 59,90.

Endereço: Rua das Portas do Carmo, N.º 33 – Pelourinho. Horário de funcionamento: terça a domingo: das 11h30 às 20h. Telefone: (71) 99267-6360;

Rango Vegan

Prato: “ Gita” – Sá Minina – Samosas De Vegetais. Acompanhamentos: chutney de manga, lambão de pepino e  molho tártaro

Preço:R$ 42,00.

Endereço: Rua Direta do Santo Antônio, N.º 466 – Santo Antônio Além do Carmo. Horário de Funcionamento: terça a domingo: das 12h às 21h30.Telefone: (71) 99387-2427;

Santo Botequim

Prato: “Rockixe” – Salada de Aratu. Acompanhamento: pão francês

Preço: R$ 65,00.

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 37 – Santo Antônio Além do Carmo.

Horário de funcionamento. terça a quinta: das 18h às 22h, sexta e sábado: das 17h à 0h e domingo: das 17h às 22h. Telefone: (71) 99243-1134;

Uauá

Prato: “Você Ainda Pode Sonhar” – Guisado de Carneiro do Raul. Acompanhamentos: feijão de corda, legumes e  arroz

Preço: R$ 70,00.

Endereço: Rua Maciel de Baixo, N.º 36 – 1° Andar – Pelourinho. Horário de funcionamento: segunda a sábado: das 11h30 às 16h. Telefone:  (71) 98193-6757;

Varanda Da Isa

Prato: “Coração Noturno” – Arroz Negro com Peixe Grelhado. Acompanhamentos: purê de banana e farofa de castanhas

Preço: R$ 89,00.

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 90, Santo Antônio Além do Carmo (Pousada Des Arts). Horário de funcionamento:  quarta a domingo: das 12h às 21h. Telefone: (71) 99604-7470.

Sobremesas, lanches e drinks:

Abará Da Vovó

Prato: “No fundo do quintal da escola” – Bolinho de Estudante recheado com Queijo Coalho. Acompanhamentos: cafezinho e calda de rapadura

Preço: R$ 25,00

Endereço: :Rua Direita de Santo Antônio, N.º 16 – Santo Antônio Além do Carmo. Horário de funcionamento: terça a sábado: das 15h às 22h. Telefone: (71) 98835-4769;

Chocolate Marrom Marfim

Prato: “A Maçã” – Tapioca com geleia de maçã, queijo coalho e canela em pó| Preço: R$ 22,50.

Endereço: Rua Gregório De Matos, Nº 17 – Pelourinho. Horário de funcionamento: domingo a quinta: das 10h às 21h, sexta e sábado: das 10h às 0h. Telefone: (71) 98622-9319;

Café e Cana

Drink: “Movido à Álcool” – Cachaça com cardamomo, licor de limão artesanal e espuma cítrica

Preço: R$ 29,00

Endereço: Rua Direita do Santo Antônio, N.º 25 – Santo Antônio Além do Carmo. Horário de funcionamento: segunda, quarta e quinta: das 16h às 23h, sexta e sábado: das 12h à 0h e domingo: 12h às 23h. Telefone: (71) 99181-7314;

Panificadora Santo Antônio

Prato: “Loteria Da Babilônia” – Rocambole de Goiabada. Acompanhamentos: café preto coado com sorvete de Capim Limão

Preço: R$ 19,99.

Endereço:Rua Direita de Santo Antônio, N.º 77 – Santo Antônio Além do Carmo. Horário de funcionamento: segunda a sábado: das 6h30 às 19h e domingo: das 7h às 18h. Telefone: (71) 99156-4086;

Subway

Prato: “S.O.S” – Sanduíche de  Carne Seca. Acompanhamentos: cookies e refrigerante| Preço: R$ 34,90.

Endereço: Praça da Sé, N.º 94. Horário de funcionamento: segunda a domingo: das 10h às 22h30. Telefone: (71) 99621-3288;

Tropicália Gelato & Caffé

Prato: “Eu Quero Mesmo” – Brioche com Gelato.

Preço: R$ 29,00.

Endereço: Rua da Misericórdia, N.º 7, Loja 3 – Em Frente ao Museu Da Misericórdia. Horário de Funcionamento: segunda a domingo: das 9h30 às 19h. Whatsapp: (71) 93500-0371.

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2024 acontece de 7 a 11 de agosto em todo o Centro Histórico de Salvador, com uma programação 100% gratuita. A FLIPELÔ 2024 é apresentada pela Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio do Grupo CCR (através do Instituto CCR), SICOOB, Rede, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secult e da Saltur, além do apoio da Rede Bahia e ITS Brasil . A FLIPELÔ é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado e correalização do Sesc.