FLIPELÔ 2021: Fundação Casa de Jorge Amado abre ao público a exposição “O Guardião”

A Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) abre durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) a exposição “O Guardião”. A mostra será exibida na casa de número 47, visinha ao casarão azul da Fundação, no Largo do Pelourinho.

 

A mostra é composta por várias obras do acervo da FCJA, que foram doadas por artistas plásticos reconhecidos, retratando o orixá Exu, que foi escolhido por Jorge Amado como o guardião da Casa. 

 

“O Guardião” tem como objetivo – além de difundir e valorizar a literatura do escritor Jorge Amado, os acervos da FCJA e de artistas que terão as obras expostas – levar também um pouco da religião do candomblé, através da figura do orixá EXU.

 

A exposição foi montada estilo “ocupação”, com paredes em pedras e barro, sem qualquer fino acabamento. Estarão sendo expostos, quadros, esculturas, vídeos/ projeções e peças gráficas que se relacionem ao orixá e ao universo amadiano. Os painéis contêm textos, ilustrações e fotografias relacionadas. 

 

Diariamente, serão realizadas visitas monitoradas destinadas aos estudantes e ao grande público. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

 

FLIPELÔ 2021

A programação completa da FLIPELÔ 2021 está disponível no site – www.flipelo.org.br e nas redes sociais do evento: Instagram (@flipelo) e Facebook (@flipelo). 

 

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ 2021 é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Instituto CCR, realizado na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio master da Rede MaterDei e Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia; patrocínio do Itaú Social, Bahiagás e Governo da Bahia; apoio do Sebrae,  apoio de  mídia da Rede Bahia, Salvador FM, Irdeb-Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, ITS Brasil, Eletromídia e Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. O evento é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc e uma produção da Sole Produções.

 

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Shopping da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.

 

Mais Notícias